terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Lista para Maternidade

Lista para Maternidade
O ideal é preparar a mala da maternidade o quanto antes, de preferência no início do oitavo mês de gestação. Isso evitará atropelos. Confira os itens que não podem faltar para a mãe e para o bebê:


Para a mãe:
Dois pijamas ou camisolas com abertura na frente (para a amamentação)

Um robe (para caminhar até o berçário)
Sutiãs próprios para a amamentaçãoConchas (protetores) para os seios
Calcinhas
Chinelos
Meias
Produtos para higiene pessoal
Roupa para a sair da maternidade (escolha peças confortáveis e folgadas, pois o volume dos seios aumentará com a chegada do leite)

Para o bebê:
Seis macacões de recém-nascido com botões frontais
Seis conjuntos de pagão ou body
Seis calças com pezinhos (mijão)
Dois casacos de lã (se o clima estiver frio)
Seis pares de meiaDuas mantas de linha ou lã
Um cobertor de algodão
Fraldas descartáveis
Fraldas de pano
Estojo com pente e escova para recém-nascido

Para não esquecer:
Máquina fotográfica ou filmadora
Agenda com telefones de parentes e amigos
Lembrancinhas
Enfeite da porta

Documentos:
RG da paciente Carteira de convênio (caso tenha convênio, o hospital exige na internação) CPF e RG do marido (ou acompanhante) Guia de internação (informe-se junto ao seu convênio se pode ser fornecida antes do parto, pois facilita muito no momento de internar).
Boa sorte e tenha uma “Boa Hora”!!!

Olhem só que fofura.....



Esta é a fofinha Luisa, filha da nossa querida cliente Susan.

Ela é uma doçura!!!!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Mais uma fofinha!!!!


Olhem só que alegria!!!! Esta é a fofinha Maria Júlia, filha da querida mamãe Karina.

Clientes Fofas!!!!


Esta é a fofinha Sofia, filha da querida cliente Sara.

Chupeta - Usar ou Não Usar? Eis a Questão!!!

Chupeta
Chupeta: usar ou não usar? Eis a questão!
A sucção nutritiva é uma função primordial para a sobrevivência do recém-nascido, pois é através da sucção que o bebê obtém seu alimento.
Como a natureza é sábia, e “Papai do Céu” também, o reflexo de sucção já está presente por volta da 18ª / 20ª semanas de vida intra-uterina.
A dúvida (usar ou não usar a chupeta) começa a existir quando “nós”, e em especial as mães, percebemos que além da função nutritiva, a sucção também é uma fonte de prazer. Como normalmente toda fonte de prazer gera estabilidade e relaxamento, as mães utilizam a sucção não nutritiva (uso da chupeta) na tentativa de deixar o bebê mais tranqüilo.
Contudo, o que observamos, é que, na maioria das vezes, a ansiedade, o nervosismo e a intranqüilidade é da mãe, que está com dificuldade de lidar com o choro do bebê, e por isso utiliza-se de tudo que estiver ao seu alcance (em geral a chupetinha) para que seu filho pare de chorar.
Para as mãezinhas que se enquadraram nesse perfil, peço que não se sintam culpadas, pois a sucção não nutritiva tem suas indicações clínicas. Bebês pré-termo (com menos de 37 semanas), hipotônicos e/ou que apresentem dificuldade para sugar seio materno, podem beneficiar-se do uso da chupeta, desde que esta seja ortodôntica e utilizada com o monitoramento de profissional habilitado para treino de motricidade oral.
Para os bebês nascidos de termo (37 a 40 semanas), que não apresentem dificuldade para amamentar, minha sugestão é que evitem o uso da chupeta, principalmente, nos primeiros dias de vida, pois o bebê poderá fazer confusão de bicos (seio materno x chupeta) e apresentar dificuldade para sugar seio materno.
Além disso, o uso da chupeta não ortodôntica, pode propiciar alterações da arcada dentária e consequentemente dificuldades na fala. É importante ressaltar que a sucção digital (dedo), também não nutritiva, é mais prejudicial para a arcada dentária e fala que a chupeta, portanto deve ser evitada.
Para as mamães que já “cairam” na tentação do uso da chupeta e/ou para as que estão propensas a “cair”, sugiro que ofereçam somente chupeta ortodôntica para que essa sua pretensa aliada não transforme-se em vilã.
Fonte: Dra. Tania A . Lopes CardosoFonoaudióloga

Lindas clientes!!!!


A linda cliente Mayara, filha da Maira.